Imprimir

Release - Abradee celebra 40 anos de história

Abradee celebra 40 anos de história

As 51 associadas correspondem a 99,5% do mercado de distribuição de energia elétrica do País. Setor atende a 77milhões de consumidores e é responsável por investimentos da ordem de R$12,0 bilhões/ano.

Brasília, 25 de novembro de 2015 - Este ano, a Associação de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) celebra 40 anos de fundação. Ao longo de 4 décadas de atuação, a entidade sempre buscou contribuir para o desenvolvimento do País, por meio de um setor de distribuição sustentável e eficiente, com oferta de serviços de qualidade reconhecida pelos clientes, e como um agente efetivo de desenvolvimento do setor elétrico.

A história da Abradee começou a ser escrita a partir da criação do Comitê de Distribuição (CODI), em 08 de abril de 1975, através de uma portaria do Ministério de Minas e Energia. O CODI possuía 14 empresas participantes, e o setor de distribuição atendia a 11,0 milhões de consumidores com uma taxa de atendimento de 55,3% de domicílios.

O Comitê foi criado com os objetivos de melhorar a qualidade do suprimento nos sistemas de distribuição; aperfeiçoar e uniformizar as diretrizes e critérios de estudo, projeto, construção e operação de sistemas de distribuição; padronizar materiais e equipamentos de distribuição; melhorar o desempenho operacional das instalações de distribuição e; aprimorar e homogeneizar as normas, procedimentos comerciais e condições gerais de fornecimento nos serviços de distribuição.

Com o passar dos anos, o CODI passou a agregar novas empresas, sendo que em 1995, o setor contava com 38,3 milhões de consumidores e com uma taxa de atendimento de 90,2%. Foi então que, no dia 28 de novembro de 1995, em Assembleia Geral Extraordinária realizada em Belo Horizonte, foi constituída a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica - Abradee.

Atualmente, a Abradee conta com 51 associadas, correspondendo a 99,5% do mercado de distribuição de energia elétrica do País.  O setor atende hoje a 77milhões de consumidores e é responsável por um investimento da ordem de R$12,0bilhões/ano.

 Apesar de todas as transformações e adversidades vividas pelo setor, ao longo desses 40 anos a Abradee contribuiu para que o setor se mantivesse unido, sempre em busca da visão compartilhada do objetivo comum. Nos últimos 3 anos, mesmo com a situação conjuntural desfavorável no cenário hidrológico, que elevou substancialmente as despesas com compra de energia, o que implicou custos adicionais que não estavam cobertos pelas tarifas, os investimentos foram mantidos e os resultados continuam estáveis ou em evolução.

E para que todo esse trabalho desenvolvido no setor tenha continuidade, é necessário garantirmos a sustentabilidade do negócio de Distribuição de energia elétrica no Brasil, em suas três vertentes, econômica, social e ambiental, por meio de empresas que busquem cada vez mais a eficiência da gestão.

Ao completar 40 anos de existência, a Abradee se orgulha do dever cumprido e sempre estará à disposição, para atuar junto aos demais agentes, construir um novo modelo de negócios capaz de garantir a sustentabilidade do setor.