18ª Pesquisa Abradee de Satisfação do Cliente Residencial

Abradee apresenta dados da 18ª Pesquisa de Satisfação do Cliente Residencial

Levantamento anual realizado pelas distribuidoras de energia elétrica aponta queda no índice de satisfação no último ano, mas demonstra média acima de 77% de clientes satisfeitos com os serviços prestados na última década

Brasília, 21 de Junho de 2016 -  A 18ª edição da Pesquisa de Satisfação do Cliente Residencial da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) revela uma queda de 2,9 pontos percentuais em relação ao levantamento do ano anterior. O cenário desfavorável vivenciado pelo setor de distribuição nos últimos anos -em função da situação hidrológica adversa que elevou os custos com geração térmica e, em especial, culminou na implantação do realismo tarifário- foi o fator que mais pesou na percepção do consumidor residencial em relação ao serviço de distribuição de energia elétrica.

O levantamento foi realizado pela Abradee, no período de 13 de fevereiro a 18 de março, por meio da Innovare Pesquisa, com o apoio de 49 empresas de distribuição de energia elétrica associadas à entidade, que em conjunto, atendem cerca de 98% dos consumidores do País. Para a pesquisa foram entrevistados os consumidores de 26.575 residências, em 870 municípios, distribuídos em todas as regiões do País, e Distrito Federal.

Apesar da queda no Índice de Satisfação com a Qualidade Percebida (ISQP) - que passou de 77,3% para os atuais 74,4%-, o levantamento ainda aponta uma média gradual e sustentada acima dos 77% de aprovação, ao longo da última década da pesquisa. Ou seja, nos últimos 10 anos, mais de 77% dos entrevistados disseram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com os serviços prestados pelas operadoras (considerando margem de erro de 1,3% para mais ou para menos e nível de confiança de 95,5%).

Sobre a Pesquisa de Satisfação do Cliente Residencial - A Abradee realiza estudos com consumidores de todo o Brasil desde 1999, partindo de um questionário com cerca de 70 perguntas utilizadas no cálculo do Índice de Satisfação com a Qualidade Percebida (ISQP) e demais indicadores da pesquisa. O levantamento é feito anualmente para medir a percepção do consumidor em relação ao serviço prestado pelas distribuidoras de energia elétrica. Trata-se de uma das ações da associação, cuja finalidade é a de promover a busca pela excelência entre as empresas distribuidoras de energia. Para tanto, o setor tem mantido os investimentos em modernização e melhorias de seus processos e práticas.

Download da Apresentação