Release e Apresentação - Coletiva de Imprensa Abradee - XI Semana de Segurança e Uso Consciente de Energia Elétrica Abradee 2017

XI Semana Nacional da Segurança/ Campanha de Uso Consciente de Energia Elétrica

Cai o índice de acidentes da população com a rede elétrica

Campanha foca nos desafios de reduzir as ocorrências entre as principais causas de mortes por contato com a rede: construção e manutenção predial e ligação elétrica clandestina.

Brasília, 24 de Julho de 2017 - O número total de acidentes entre a população brasileira envolvendo a rede de energia elétrica vem caindo nos últimos anos. Desde que começou a fazer o monitoramento, em 2001, a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) revela queda gradual, ano a ano, atingindo 26%. O percentual de ocorrências de maior gravidade, com episódios fatais, caiu mais ainda: 37% nos últimos 16 anos, sendo que, só do ano passado pra cá, a redução foi de 9%. A menor taxa de incidências revela o resultado das campanhas de conscientização que as distribuidoras têm feito junto à população, com o reforço em ações focais direcionadas às principais causas. Este ano, a XI Semana Nacional da Segurança/Campanha de Uso Consciente de Energia Elétrica realizada pelas concessionáriaspretende alcançar cerca de 206 milhões de pessoas em todo o País, com a adesão das 47 empresas associadas à Abradee, o que corresponde a praticamente todo o país.

A cada ano, as distribuidoras reforçam as ações da campanha com base nos tipos de acidentes mais comuns motivados pelo contato da população com a rede elétrica. Com o slogan Energia Elétrica com Consciência, a iniciativa tem o objetivo de conscientizar para prevenir, e este ano, chama a atenção para cinco situações do dia a dia das pessoas que têm sido as principais razões dos incidentes: construção/ manutenção predial; ligações clandestinas; pipa; instalações de antena de TV; e poda de árvore.

Segundo o presidente da Abradee, Nelson Fonseca Leite, a apuração dos números e tipos de acidentes dos usuários com a rede elétrica é uma ação de extrema importância, pois, além de fazer o controle dos casos, também ajuda no direcionamento das estratégias das campanhas de conscientização e prevenção de novas ocorrências. “Vemos os resultados deste trabalho ao observar que de 2009 a 2016, tivemos uma redução total de óbitos em todos os tipos de ocorrência abrangidos pela Campanha”.

Para acesso à Apresentação da Coletiva, clique aqui.

Para acesso ao Release da Coletiva, clique aqui.