Imprimir

#Vamosdarumbasta: Cosern lança campanha educativa e plataforma virtual com dicas de segurança para evitar acidentes com a rede elétrica

#Vamosdarumbasta: Cosern lança campanha educativa e plataforma virtual com dicas de segurança para evitar acidentes com a rede elétrica

Fonte: Companhia Energética do Rio Grande do Norte - 01/11/2017  

Mais do que uma campanha, um movimento pelo comportamento seguro com a rede elétrica. É com essa ideia que a Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, lançou nesta 2ª feira (30) uma campanha publicitária educativa em veículos de comunicação de todo estado, acompanhada de uma plataforma digital de conteúdo (www.vamosdarumbasta.com.br), para alertar os potiguares sobre a importância da prevenção de acidentes com o uso da energia elétrica.

 Durante o evento de lançamento da campanha, realizado no auditório do Edifício-Sede, em Natal, o Diretor-Presidente da Cosern, Luiz Antonio Ciarlini, falou sobre a importância da iniciativa. “O maior valor da Cosern e do Grupo Neoenergia é a segurança. Por isso, vamos reforçar de todas as maneiras possíveis junto aos nossos colaboradores e à comunidade a mensagem de prevenção”, disse Ciarlini. “Como bem prega o slogan, vamos dar um basta nas situações que oferecem riscos de acidentes”, concluiu.

 Karine Severo, gerente de Comunicação Institucional e Sustentabilidade da Cosern, fez a apresentação das peças publicitárias (veja as principais em anexo) e detalhou a linha de comunicação da campanha educativa. “Preparamos uma série de orientações no intuito de engajarmos as pessoas nessa causa: a segurança no uso de energia elétrica. São várias dicas que ajudarão as pessoas a mudarem de atitude e também orientarem as pessoas próximas, evitando acidentes com a rede elétrica. Vamos criar uma corrente para dar um basta na desatenção e imprudência com o uso de energia elétrica”, explicou Karine.

 A campanha #vamosdarumbasta aborda de forma direta em mensagens como “Perder um filho é perder uma parte da gente” e “Não seja imprudente com o fio do poste. Muitos filhos já perderam os pais” o drama de famílias que perderam pais, filhos, irmãos, vizinhos e amigos por causa da falta de atenção com o uso seguro de energia elétrica e convoca os potiguares a darem um basta nas estatísticas de acidentes. De acordo com dados a Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), em cerca de 90% dos casos dos casos de acidentes envolvendo energia elétrica no Brasil as vítimas são homens que, no momento das ocorrências, estavam fazendo obras ou reparo nas suas casas, trocando antenas de TV ou subindo em postes para colocar faixas.

 O caso mais recente aconteceu na madrugada desta 2ª feira (30), quando um morador de rua tentou furtar fios de um poste de alta tensão na Avenida Presidente Bandeira, no Alecrim, zona Leste de Natal, e acabou morrendo. Ainda segundo a Abradee, o Nordeste é a segunda região com maior número de registrosde acidentes (28%), superada apenas pelo Sudeste (48%) e o menor índice é registrado no Centro-Oeste (6%) do país. A Cosern tem um trabalho educativo permanente de orientação sobre o uso seguro de energia elétrica e de prevenção de acidentes.

 A plataforma www.vamosdarumbasta.com.br também vai funcionar de forma permanente no suporte das ações e campanhas de segurança da Cosern durante todo o ano, principalmente nos momentos de grandes eventos tais como o Carnaval e o São João. As agências de atendimento também participam do movimento, difundindo informações com os clientes e promovendo o engajamento dos funcionários.  A Cosern também vai disponibilizar folhetos, kits educativos e adesivos nas embalagens dos produtos nas principais lojas de matérias de construção e elétricos no Rio Grande do Norte e oferecer palestras com dicas de segurança para os clientes.

 

Confira as principais dicas de segurança para evitar acidentes com  energia elétrica:

 Construção ou reforma: ao construir ou reformar, mantenha uma distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar objetos metálicos tais como barras de ferro, vigas e arames, pois eles são condutores de eletricidade. Contrate sempre um profissional  capacitado para este tipo de serviço.

 Antena de TV:  ao instalar ou consertar antenas, cuidado com a rede elétrica.  Escolha um lugar afastado dos fios, observando quando o tempo estiver bom,  sem chuva e ventos. Caso a antena caia na fiação, nunca tente segurá‐la ou recuperá-la.

 Ligação Clandestina (Gato): as ligações da rede elétrica devem ser feitas somente pelo eletricista de  sua distribuidora de energia. Furtar energia é muito perigoso e coloca em risco a vida de quem faz e das pessoas próximas. Além de ser crime, o gato de energia prejudica o fornecimento de energia elétrica e os prejuízos são divididos por todos nas revisões de energia homologadas pela Aneel.

 Poda de árvores: nunca faça poda de árvores que estiverem próximas às redes elétricas. Entre em contanto com a prefeitura de  sua  cidade e solicite o  serviço. A poda de árvores é um serviço  que deve ser realizado somente por  profissionais preparados e qualificados.

 Pipas: procure locais abertos e afastados da rede elétrica para empinar pipas.  Jamais use fios metálicos ou cerol, e caso a pipa fique presa, não tente resgatá-la. Estas orientações devem ser reforçadas junto às crianças.

 Área Rural: mantenha distância da rede elétrica ao usar máquinas agrícolas.  Esteja sempre atento para evitar acidentes com máquinas agrícolas movimentadas próximas da rede elétrica. E nunca faça queimadas, nem tente podar a vegetação que esteja perto dos fios e postes. Neste caso, ligue para a Cosern no telefone 116.

 

Foto: Cosern/Divulgação

 

Sobre a Cosern

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, é a sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, a Cosern tem uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados.  A empresa atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

 

DICAS DE SEGURANÇA COSERN

Ao ligar, manusear ou desligar um equipamento elétrico, não esteja com nenhuma parte do corpo molhado;