Cosern recebe Instituto Ethos e promove workshop para diversas empresas e instituições sobre indicadores de sustentabilidade

Cosern recebe Instituto Ethos e promove workshop para diversas empresas e instituições sobre indicadores de sustentabilidade

Fonte: Companhia Energética do Rio Grande do Norte - 24/11/2017

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, foi anfitriã na manhã desta 5ª feria (23) de um workshop sobre os indicadores para negócios sustentáveis e responsáveis realizado pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Oscip cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável.

Estiveram presentes ao treinamento gratuito, além de colaboradores de diversas áreas da Cosern e de empresas prestadoras de serviços da concessionária, representantes do Governo do Estado, Petrobrás, Fiern, Supermercado Nordestão, construtoras, consultorias, ONGs e projetos socioculturais patrocinados pela Cosern como o Transforme-se(iniciativa de ressocialização de apenadas por meio do trabalho desenvolvido através do artesanato).

Na abertura do encontro, a Gerente de Comunicação Institucional e Sustentabilidade da Cosern, Karine Severo, deu as boas vindas aos participantes e falou da importância, para a concessionária , associada ao Instituto Ethos desde 2000, de promover este encontro como anfitriã, cumprindo com o seu papel de empresa socialmente responsável. A Cosern se orgulha de realizar, há muitos anos, diversas ações socioambientais que causam impactos positivos no dia a dia dos nossos 1,4 milhão de clientes, em todos os municípios do Rio Grande do Norte, e também de poder contar com as ferramentas disponibilizadas pelo Ethos para mensurar e realizar uma gestão sustentável das práticas incorporadas pela empresa.

Karine lembrou aos participantes do workshop de alguns projetos da Cosern na área de sustentabilidade tais como o Vale Luz, que oferece descontos na conta de energia através da troca de resíduos sólidos recicláveis, o Logisverde, que utiliza a logística reversa no reaproveitamento das bobinas de madeira que transportam os cabos da rede elétrica e evitam a derrubada de árvores e da substituição de 51%, até o momento, dos fios da rede de baixa tensão em todo estado por cabos multiplexados ou protegidos, uma tecnologia que permite o convívio harmônico da rede elétrica com as árvores e a consequente redução da necessidade de poda dos galhos.

Em outra área da sustentabilidade, a do desenvolvimento social, a Cosern também é reconhecida pelos potiguares em pesquisas de opinião como a instituição privada que mais investe na cultura do Rio Grande do Norte. Esse apoio é realizado há quase 20 anos e faz parte da Política de Patrocínios e Doações da Neoenergia, dentro do Programa de Sustentabilidade do Grupo para o desenvolvimento das comunidades onde ele atua, realizando parcerias e implementando programas que contribuam para o desenvolvimento social, por meio de ações de empoderamento e valorização da cultura e dos costumes locais.

Para Sueli Câmara, consultora do Instituto Ethos no Rio Grande do Norte e responsável pela realização do workshop na Cosern, o encontro facilitou a troca de experiências e o desenvolvimento de ferramentas para auxiliar as empresas a analisar suas práticas de gestão e aprofundar seu compromisso com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável. “Tenho certeza de que foi plantada uma boa semente e que todos serão multiplicadores, junto com suas equipes, das melhores práticas já identificadas pelo Ethos nesses quase 20 anos”, concluiu.

Fotos: Pablo Meneses/Cosern/Divulgação

Sobre a Cosern

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, é a sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, a Cosern tem uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados.  A empresa atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

DICAS DE SEGURANÇA COSERN

Acesse o site (www.vamosdarumbasta.com.br) e conheça as dicas de segurança para evitar acidentes com a rede elétrica.