Imprimir

Eletrobras alerta sobre cuidados na rede elétrica durante o período de cheia

 

Nesta época do ano, a região Norte enfrenta o período da cheia dos rios, e a Eletrobras alerta seus clientes que moram próximos a regiões alagadas sobre cuidados para evitar acidentes nas situações em que a energia elétrica está presente. Alguns cuidados visam resguardar a integridade física das pessoas em áreas que oferecem risco, assim como preservar o funcionamento dos equipamentos que atendem a população.

 

A água é condutora de energia elétrica, fator este que requer muita atenção dentro de casa, evitando improvisos ao ligar equipamentos elétricos, as chamadas “gambiarras”. Ligar aparelhos elétricos nas proximidades de lugares úmidos ou molhados pode causar acidentes. Em caso de troca de lâmpadas ou realização de manutenção em qualquer outra instalação elétrica, faz-se necessário desligar o disjuntor. Ao fazer “marombas” observe se as tomadas da casa não ficaram debaixo d´água e, em caso de tempestades, evite ficar dentro ou próximo de rios, a água pode atrair descargas atmosféricas (raios). Sempre desvie a embarcação das redes elétricas e jamais tente levantá-las. Em caso de vítimas por choque elétrico, antes de socorrer, certifique-se de que não há mais o contato com a corrente elétrica.

 

As agências da distribuidora no interior realizam acompanhamentos semanais colhendo informações sobre os níveis fluviais. Estes monitoramentos serão mantidos até o período da vazante no mês de julho.

 

A Eletrobras Distribuição Amazonas reitera o seu compromisso com a população do Estado do Amazonas em oferecer energia segura e de qualidade, contribuindo para o bem estar de seus clientes e o desenvolvimento econômico da região.