Imprimir

Conta de Energia

  • O que é uma conta de energia elétrica?

Usualmente, a conta de energia elétrica é o nome técnico que se dá à popularmente conhecida "Conta de Luz", cobrança feita pelas distribuidoras de energia elétrica a seus consumidores. Dependendo do tipo de consumidor (residencial, industrial, grandes indústrias, etc.), a energia pode ser cobrada de acordo com o consumo verificado a cada mês (com um patamar mínimo a ser cobrado sempre), ou de acordo com o fornecimento pré-contratado com a distribuidora, sendo os excedentes desse consumo cobrados em preços por unidade - em geral, superiores ao nível de preços do consumo pré-contratado.

  • O Cálculo da conta de energia elétrica

Para um consumidor residencial padrão, ou seja, do Subgrupo B1, o valor da conta é calculado de acordo com o Artigo 106 da Resolução 414 de 2010 da ANEEL. Então, caso seja adimplente (ou seja, esteja com a conta de energia em dia), o consumidor residencial deve pagar pela quantidade de energia utilizada (kWh) multiplicada pela tarifa de energia da Classe B1, ou seja, quanto cada kWh custa.

Em um exemplo, o consumidor residencial (portanto, do subgrupo B1) que consumisse 90 kWh em Janeiro de 2012, com o preço do kWh do Subgrupo B1 custando R$ 0,60 , pagaria em sua conta   (0,60) X (90) = R$ 54,00   . Vale lembrar que esse ainda não é o preço final da fatura, pois nelas, também, poderá incidir o acréscimo de alguns tributos, como a Contribuição para Iluminação Pública, tributo municipal, e o Imposto de Circulação sobre Mercadorias e Serviços (ICMS), de responsabilidade estadual.

Abaixo, apresentamos uma conta de energia elétrica, para exemplo. Vale lembrar, também, que a conta de energia é uma das fontes mais utilizadas pela ANEEL para, através das Distribuidoras, transmitir informações e comunicados aos consumidores, sobre direitos, informações, novas possibilidades que chegam ao setor (e aos próprios consumidores), etc.

 

Exemplo de Conta de Energia

  • As Bandeiras Tarifárias

A partir de Janeiro/2015, um novo mecanismo de transparência e de sinalização de preço foi introduzido no cálculo da Conta de Luz: as Bandeiras Tarifárias. Com elas, a Agência Nacional de Energia Elétrica objetiva mostrar aos consumidores o real estado da geração de energia elétrica, sendo o preço final da energia aumentado ou mantido conforme maior ou menor despacho de usinas termelétricas.

Para maiores informações, acesse nossos links sobre o tema:

http://www.abradee.com.br/arquivos/bandeiras-tarifarias-2016.zip

http://www.abradee.org.br/setor-de-distribuicao/uso-racional-de-energia